Dicas para o Teste Psicotécnico do DETRAN

O teste psicotécnico do DETRAN pode ser um pouco complicado para algumas pessoas, porem, é um conjunto de testes simples. A dica mais importante para se realizar esse teste é manter a calma e não copiar ninguém, pois as pessoas são avaliadas de maneira diferente dentro do contexto de escolaridade, região, faixa etária, etc. Ou seja, alguém pode ter o mesmo desempenho que você no teste e passar e você não(Algumas pessoas acham isso injusto, porém é assim que funciona).

Teste de Lógica

Na avaliação é comum encontrar um teste de lógica, muito parecido com diversos testes de QI encontrados facilmente na internet. Lógica é algo difícil de se aprender, a dica nesse caso é ficar atento a padrões de imagens, cores, formatos, repetições, formas, etc.

Teste de Memória

Neste teste geralmente eles te mostram uma imagem e te dão um certo tempo para decorar o máximo de itens possível, depois você escreve os itens que você lembra em uma folha, tente anotar o máximo de itens possíveis.

Teste de Atenção

Esse é um dos mais complicados, normalmente te dão uma folha com vários símbolos diferentes e pedem pra você marcar os símbolos iguais a um ou mais símbolos de referencia que te dão no início. Procure ser rápido e evitar errar muito, em alguns casos os símbolos são bem parecidos então preste bastante atenção.
Outra variação deste teste é te darem uma folha com números embaralhados e pedirem pra que você encontre os números em ordem e vá riscando. Estes testes também são cronometrados por isso ser rápido é muito importante.

Avaliação da Personalidade

Essa avaliação pode ser feita por meio de testes onde lhe pedem pra fazer alguns riscos em uma folha seguindo um padrão, nesse teste é possível avaliar vários aspectos da sua personalidade como produtividade, atenção, rendimento, etc. Procure fazer os riscos mantendo a frequência de tempo, a linearidade e qualidade dos traços.

Avaliação Psicológica

Essa é nada mais nada menos do que uma conversa com o psicólogo, nela você vai contar um pouco da sua vida, seus objetivos, é algo que sai um pouco do rumo de tirar a carteira de habilitação e vai bem mais pro lado pessoal. Lá ele também vai lhe perguntar sobre sua família, relação com as pessoas(Em alguns casos é meio intrusivo). Basta responder com calma e não mentir, pois geralmente eles voltam na mesma questão e acabam descobrindo se você está mentindo.

Vale lembrar que cada clínica avalia de um jeito diferente e esses testes podem variar.



Deixe o seu comentário.

Dicas para o Teste Psicotécnico do DETRAN e Muito Mais


Parceiros - Ferramentas Gerais - L-Carnitina - Engenharia Brasil - Frases Curtas - Piadas Rápidas